i-fã

Criado em 1937, pelo governo Vargas, o Iphan teve no seu nascedouro a colaboração de gente como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, etc…
O Iphan está presente em muitas cidades, mas em um lugar como Laguna, que tem boa parte do seu centro tombado, a presença da instituição é muito mais forte. Para o bem e para o mal: o zelo na conservação das características originais de prédios e logradouros e o poder de veto até mesmo em reformas simples, como colocar ou não mais de um ar-condicionado em um prédio tombado, constrói uma relação tensa com os comerciantes locais, que entendem as limitações impostas como um “entrave para o progresso”.

Casarão sede o Iphan em Laguna

Casarão sede o Iphan em Laguna

Foi numa visita ao Iphan de Laguna, conversando com a responsável pela educação patrimonial Gizely Cesconetto de Campos, que fiquei sabendo que o acervo garibaldino de Wolfgang Ludwig  Rau estava em Laguna. Gizely inclusive me fez a gentileza de gravar sua tese de mestrado, que discorre sobre o patrimônio histórico de Laguna, além de arquivos com a evolução geográfica e arquitetônica da cidade, e um acervo com fotos de praticamente todas as dezenas de casas da área tombada. Também me passou o valioso contato de Antônio Carlos Marega, o arquivo humano mais completo sobre Laguna, sua história e sua gente. Mas o senhor Marega fica pra outro post.
O Iphan fica na Praça Vidal Ramos, 118, em frente à Igreja matriz de Laguna.

Tags: , ,

Uma resposta to “i-fã”

  1. VanDerSon Says:

    Torço para que o IPHAN lhe dê o maior apoio
    na realização desse projeto, eles fazem um
    trabalho excelente em Laguna e para Laguna.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: