Quase toda a biografia de Anita Garibaldi está envolta em mistérios. A pouca documentação, a vida curta e atribulada fez com que ela deixasse poucas imagens confiáveis. Mas como ela era?
A mais conhecida e consagrada imagem de Anita é esta, feita por Gaetano Gallino, no Uruguai. É uma miniatura, que faz par com uma de Garibaldi, esta bastante fiel, o que deduz que a de Anita também fosse. Na peça exposta no Museo del Risorgimento de Milão há uma inscrição à mão de Ricciotti Garibaldi, filho mais novo de Anita, atestando que esta é a única imagem real de sua mãe.

Miniatura de Anita, segundo Gallino. Pintada no Uruguai
Há outra imagem feita pelo pintor Gerolamo Induno, que os oficiais Garibaldinos que a conheceram disseram posteriormente que era a mais fiel aos seus traços originais.

Anita segundo um dos irmãos Induno
O historiador Antônio Carlos Marega me contou um causo conhecido dos experts: Induno não quis vender este quadro à Ricciotti, o que o levou a escrever a declaração “autenticatória” no outro, para se vingar. Quando Anita morreu, Ricciotti tinha apenas dois anos.
O fato é que são as imagens mais “confiáveis” de Anita Garibaldi.
Mas a aura de heroína misteriosa fez com que muitos artistas se aventurassem em interpretá-la. Quase todos sobre as imagens mais conhecidas, com resultados bastante diferentes.
- Miniatura de Anita, segundo Gallino. Pintada no Uruguai
- Anita segundo um dos irmãos Induno
Tags: Anita Garibaldi, quadrinhos, retratos
27/01/2009 às 3:23 pm
Muito trabalho, hein? Muita pesquisa e suor!Dá-lhe,Custódio.
Abs,
Zé
28/01/2009 às 8:42 am
Unindo as histórias e as imagens de Gallino e Induno
dá para ver o contrate entre os trabalhos e se
chegar a uma conclusiva aparencia de Anita. Na de Gallino
a docê e preocupada mãe, e na de Induno, o gênio dificil
de uma mulher que não quer ser retratada.
12/07/2009 às 2:09 pm
[…] Garibaldi: Desenvolvendo o rosto definitivo By custodionet Como já foi postado aqui, estas são as referências reconhecidas como mais confiáveis de Anita […]