Roteiro rascunhado

Roteiro rascunhado

Relembrando o post anterior, em que o texto básico do roteiro era feito, depois o roteiro (ou parte dele) escrito (e reescrito) e distribuído em páginas, já como blocos de textos de balões, e depois desenvolvidos como desenhos, mas ainda rabiscados em garranchos quase incompreensíveis.
Agora vem a primeira etapa em que o “desenho” aparece.
Estas folhas em A3 com cada uma 2 páginas espelhadas de garranchos bastante primários, servem de rascunho para desenhos um pouco mais nítidos.
Não são ainda nem de longe desenhos definitivos, que, no meu caso, serão desenhados muito maiores, mas a partir desta etapa já se pode ler a história, pensar no enquadramento, nos ângulos que o quadrinho vai mostrar de cada “tomada”.
Dá também para se ter mais noção da dificuldade que alguns quadros vão criar, e também a pesquisa que será necessária para resolver aquele desenho específico (uma construção da época, um cavalo, um tipo de barco, uma posição complicada de alguma figura, um objeto obsoleto difícil de encontrar, etc).
A partir daqui, podemos passar o trabalho para algumas pessoas, para começar a pegar opiniões de leitores. Olhar de outros leitores pode trazer contribuições valiosas para a clareza, fluidez e compreensão.

A partir daqui, se o roteiro estiver todo pronto e a história não tiver falhas estruturais, é como se fosse um projeto de casa: estão feitos os estudos de terreno, análise do solo, escolha de materiais e a planta está aprovada. Você olha no calendário e vê que o prazo andou rápido. E só agora é que vai começar a construir.

O grosso do trabalho vai começar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: