Desenvolvimento: Garibaldi

Contraste, entre outras coisas, quer dizer mais ou menos dessemelhança acentuada entre duas coisas (…), variedade bem distinta entre as ações (…)“.

Em um desenho de figura, o contraste é mais observado pelas pessoas como luz ou ausência de luz, entre preto e branco, ou entre uma cor e outra. Mas o contraste não existe apenas entre “cores” ou entre “luzes”.

O contraste existe também entre “formas”. Maior e menor, largo e estreito, comprido e curto, curvo e reto, vazio e preenchido.

Como em uma paisagem, nenhum desenho é muito rico quando é monótono em suas formas. Se ele tem muitos contrastes de “forma” interessantes dentro dele, que funcionam em harmonia, ou em desarmonia também, pode se tornar muito mais interessante. Esta é uma lição que, levada em conta, pode fazer o desenho ganhar mais “vida” e personalidade. Aprendi isso muito tarde, lamentavelmente, mas sempre é tempo de se colocar em prática.

Neste esboço de Garibaldi, o primeiro contato é uma figura plana, sem muito contraste entre suas formas e proporções, entre retas e curvas nos seus contornos. Digamos que esteja um pouco apagado.

Garibaldi 1

Neste esboço de Garibaldi, o primeiro contato é uma figura plana, sem muito contraste entre suas formas e proporções, entre retas e curvas nos seus contornos. Digamos que esteja um pouco apagado.

Garibaldi 2

Garibaldi 2

Neste segundo Garibaldi, um pouco mais de contraste aumentando o tamanho dos ombros, diminuindo a cintura, estreitando algumas articulações como joelhos e tornozelos. Há uma melhora, mas ainda não muito grande.

Garibaldi 3

Garibaldi 3

às vezes é difícil perder o medo de “deformar” o desenho.  Aqui, ombros ainda mais largos, cintura mais fina, as dobras de camisa e bota ganham mais personalidade, há mais “curvas” e “retas” dentro da figura.

Garibaldi 4

Garibaldi 4

Garibaldi não era alto, porém era atlético, fisicamente resistente, como comprovam os fatos históricos. O desenho dele não poderia ser aquele primeiro, borocoxô, mas também não podia  cair em um visual de “herói bombado”. Este último esboço está bem mais interessante graficamente que aquele primeiro.

O antes e o depois.

O antes e o depois.

Aqui um comparativo de como o Garibaldi foi resolvido em uma página do projeto, e como ele ficou depois de ganhar mais contraste de formas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: